Pedro Martins

Iniciou os seus estudos musicais no Orfeão de Ovar e na A.A.M.D.S. Mais tarde estudou guitarra clássica nos conservatórios de Aveiro e Porto. Em 2018 concluiu a Licenciatura em Música Antiga na ESMAE na classe de alaúde. Em 2020 concluiu o Mestrado em Ensino de Música – variante instrumento (alaúde) na ESMAE. Participou em diversos cursos e masterclasses de música antiga onde estudou com Eduardo Eguez, Vinícius Perez, Rafael Munõz e Peter Croton. Tem sido docente em diversas escolas de música, destacando-se a experiência como formador no 2º e 3ª Ciclo de Música Antiga do Conservatório de Música da JOBRA. Desde 2020 é professor de alaúde da Escola de Música da Paróquia de Bonfim. Como responsável de direção musical, ensaia, faz arranjos e compõe para a Trupe de Reis Associação Desportiva Ovarense desde 2010. Colaborou com Orquestra de Bandolins de Esmoriz, Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, Coro de Câmara de São João da Madeira, Gaudium Vocis, Il Dolcimelo, Orquestra Barroca da Casa de Mateus, Mvsica Antiqva Porto, Sinfonietta de Braga, Ensemble São Tomás de Aquino, La Nave Va, Americantiga Ensemble, Bando de Surunyo, Portingaloise, entre outros. Em 2017 criou o ensemble Liuto Cantabile com António Vieira, dedicado à interpretação histórica de repertório para bandolim. Integra ainda os grupos Spirito dell’Anima, Cuore Armonico, La Voix de l’Âme, Martins 3 e Musurgia Ensemble. Para o Município de Ovar, desenvolveu projetos musicais para a comemoração de diversas efemérides, destacando-se o centenário da Monarquia do Norte e o espetáculo Troupe de Reis António Dias Simões.

Com uma formação multidisciplinar nas artes do espetáculo busca sempre estar envolvido em projetos que dialogam com diferentes expressões artísticas, tendo já atuado em diversos países, entre os quais Brasil, Portugal, Espanha, Alemanha, França e Itália. Cantor de formação, é mestre em Interpretação Artística/Música Antiga pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – P. PORTO e bacharel em Música/Canto pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. Estudou na Staatlich Hochschule für Music Trossingen (ERASMUS) e é mestre em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro. Integra a direção da Portingaloise – Associação Cultural e Artística. Colabora regularmente com o ensemble de música medieval Na Rota do Peregrino (Dir. Maurício Molina e Daniela Tomaz), além do Ensemble Portingaloise e O Bando de Surunyo (Dir. Hugo Sanches). Como cantor, destaca o seu debut no Teatro Real de Madrid com a ópera Dido y Eneas – A Hipster Tale de H. Purcell, direção musical de Aarón Zapico (Forma Antiqva) e encenação de Rafael R. Villalobos Como complementação de seus estudos vocais e interpretativos participou de diversos cursos com renomados profissionais das áreas de música, voz, dança, teatro e educação. Desde 2016 é professor no Ginasiano Escola de Dança, nos cursos artísticos especializados de Dança, Música e Teatro.

Music for a While

Canções do séc. XVII

O repertório selecionado para este concerto abrange canções para voz e baixo contínuo do período barroco, além de peças instrumentais, maioritariamente do século XVII. Numa Europa seiscentista retalhada por conflitos religiosos, definições políticas antagónicas, progressivo afastamento da cultura erudita e popular, da separação e, simultaneamente, conjugação do âmbito sagrado e do profano na vida das pessoas, buscamos estabelecer relações entre diferentes estilos e compositores, oferecendo um percurso como se de uma viagem se tratasse.

tiorba e guitarra barroca Pedro Martins 
tenor Thiago Vaz

apoio

programa

Giovanni Kapsberger (C.1580-1651)
Già risi

Francesco Rasi (1574-1621) 
O che felice giorno

Stefano Landi (1587-1639)
Passacaglia della vita

Pier Francesco Cavalli (1602-1676) 
Lamento-misero apollo

Anónimo
Rojão 1 tom italiano

José Marín (1618-1699)
Ojos, pues me desdeñais
No piense menguilla ya 

Anónimo
Marizápalos

Giovanni Kapsberger (C.1580-1651) 
Toccata arpeggiata

Jean-Baptiste Lully (1632-1687)
Se que me muero

Michel Lambert (1610-1696) 
Voz mepris chaque jour

André Campra (1660-1744) 
Aimable vainqueur

Henry Purcell (1659-1695)
Music for a while
If music be the food of love