Ana Freijo
Ana Freijo é licenciada em Piano pela ESMAE-IPP, mestre em Estética pela FCSH-UNL e doutoranda em Estudos Artísticos | Estudos Musicais pela FLUC. É também docente na ESMAE-IPP e investigadora do CECH-UC. Apresenta-se regularmente em conferências em Portugal e no estrangeiro, tendo colaborado na organização de colóquios nacionais e internacionais. A sua investigação situa-se no cruzamento entre a música, a literatura e a filosofia.
Para além da ação pedagógica e científica, Ana Freijo desenvolve atualmente um projeto de ciência aberta, de forma singular e coletiva, destinado ao grande público. Neste âmbito, destaca-se a concepção e curadoria do projeto cultural e residência artística «InOvar as Letras. À Escuta da Literatura» (04/2025-03/2026), que toma como sede e laboratório de criação o símbolo literário da cidade de Ovar, o Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense.
Formação
«O silêncio do manuscrito fez-se Música»
Numa biblioteca hipotética, encontra-se um manuscrito musical setecentista à espera de ser redescoberto. Mas passado tanto tempo, ao abrir as suas páginas, surgem ao nosso encontro diversos enigmas, como baluartes que salvaguardam as sonoridades ocultas. Como ultrapassar este avanço enigmático?
Com a orientação imaginada da nossa divulgadora musical, Ana Freijo (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto), e com a interpretação historicamente informada do Musurgia Ensemble, os participantes nesta oficina serão chamados a transformar-se em musicólogos-exploradores, enfrentando assim todos os desafios que este manuscrito nos coloca. Querem juntar-se a nós nesta aventura?